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Durante anos, podemos considerar
aproximados 30, a companhia de navios Costa Cruzeiros, conhecida
Linea C, reinou absoluta pela costa brasileira. A Costa Cruzeiros
sempre enviou para América do Sul, costa brasileira e para cruzeiros
com rota por Buenos Aires e Punta Del Este dois navios e foi líder,
tanto em participação de mercado (market share) quanto em
participação na mente (share of mind) de seus leais passageiros e
admiradores.
Outras companhias desfrutavam de nossos mares com navios de menor
porte e abocanhavam parte dos consumidores deste até então mercado
considerado "Elite". Navios como Funchal fizeram inúmeras temporadas
por aqui, mas não faziam frente a soberana Costa, não menosprezando
é claro, as demais companhias, porém, mesmo os navios menores como o
Costa Marina eram elegantes e modernos, para época, e levavam
considerável vantagem sobre os concorrentes devido ao volume de
passageiros que comportavam e as fortes ações de comunicação
desempenhadas por sua agência de publicidade (Ancona Lopez) que
mantém até hoje a conta da Costa Cruzeiros.
Pérolas como o saudoso Eugênio C eram realmente imbatíveis, tinham
público cativo e de tão orgulhosos apresentavam suas "carteirinhas
do Costa Club" repletas de carimbos e vistos relativos às viagens
realizadas com a companhia. Felizes daqueles como eu que puderam
navegar a bordo deste em cruzeiros de 7 noites ou até mesmo pela
Terra do Fogo passando por locais exóticos e inusitados como Puerto
Madryn (Argentina), Punta Arenas (Chile), Baia Garibaldi e Ushuaia
(a chamada Terra do Fogo). O Eugênio C fez suas últimas viagens na
temporada de 1995 / 96, mas o roteiro para Terra do Fogo, 22/23
noites, continua sendo realizado por outros navios da mesma
companhia, com embarques realizados em Santos, Rio e Buenos Aires.
Os anos se passaram e outras empresas do segmento de cruzeiros
marítimos perceberam o potencial deste mercado e as inúmeras
oportunidades em se investir no mesmo.
A Sun&Sea, representante das companhias Royal Caribbean Cruise Line,
Celebrity Cruises e Island Cruises, percebendo a oportunidade de
atuar neste segmento trouxe para o Brasil o navio de vidro,
Splendour of the Seas, o maior até então a realizar roteiros pela
costa brasileira.
Sua primeira temporada foi glamorosa, pela qualidade do
transatlântico, tanto visual quanto dos serviços a bordo, no entanto,
no ano seguinte com os aumentos ininterruptos do dólar, a temporada
não agradou e percebeu-se que aquele não era, ainda, um navio para
os costumes e/ou cultura de se navegar dos brasileiros.
Muitas cabines com varanda, luxo e requinte por toda parte, mini
campo de golf, piscina coberta com teto retrátil, alto custo de
manutenção para companhia marítima. Valor agregado existia, mas
pouco, ou nada, "percebido" por alguns passageiros.
Surgiu então pela costa brasileira um navio informal, com
restaurante aberto 24h (Outros navios como os da NCL - Norwegian
Cruise Line - oferecem este serviço a bordo. Este tipo de cruzeiro é
denominado Freestyle Cruising. Veja em http://www.ncl.com/freestyle/index.htm),
nada de noite do comandante onde todos se vestem muito elegantes e
dançam valsa após apresentação da equipe do Comandate, composta por
Diretor de Hotel, Diretor de Cruzeiro, Capelão... e muitos, muitos
cruzeiros de curta duração, os chamados mini-cruzeiros com embarques
as sextas-feiras e desembarque pela segunda-feira de manhã. Eis que
veio pela primeira vez ao Brasil e, até hoje permanece durante
nossos verões, o Island Escape: navio que tem como objetivo
popularizar, ou se preferirem, tornar de fácil acesso a todos, de
todas as classes sociais, os cruzeiros marítimos.
O Island Escape na temporada de verão pela costa brasileira de
2005/06 ofereceu 30 saídas. Destaque para os mini cruzeiros passando
por Búzios ou Florianópolis e retornando a Santos, com duração de 3
noites como também, cruzeiros com escalas em Paraty (nos roteiros de
4 e 7 noites) ou Vitória (nos roteiros de 4 noites).
Outra empresa que percebeu grandes oportunidades neste segmento foi
a CVC que iniciou suas atividades com o Blue Dream, do grupo
espanhol Pullmantur/Pullman Cruises, atual parceiro da recém fundada
CVC Cruises. Com esta nova divisão de negócios, a operadora manterá
durante todo o ano pela costa brasileira a oferta do Navio Pacific,
com capacidade para 650 passageiros. O transatlântico de pequeno
porte fará roteiros pelo litoral do nordeste passando por Fernando
de Noronha, Fortaleza, João Pessoa, Natal, Recife e Maceió. Não
existe, hoje, nenhuma outra empresa que mantenha navios durante todo
o ano pela costa brasileira e, espero e desejo a família CVC ventos
suaves e mar calmo nessas novas viagens de navio, que com certeza
irão proporcionar férias inesquecíveis para muitos passageiros. É
importante ressaltar que a primeira experiência em 1999 com o navio
Seawind, da Premier Cruises, em manter um navio no Brasil o ano
inteiro foi um desastre.
Muito foi dito sobre os navios que por aqui estiveram, a visão
empreendedora das companhias que decidiram enviar seus navios para o
Brasil e das representantes que desenvolvem todo o planejamento
destes, mas não podemos deixar de destacar como é composto um pacote
de cruzeiro.
Os valores a serem pagos são: cabine (como a sua passagem), sempre
por pessoa e em acomodação dupla, ou seja, se decidir viajar sozinho
terá acrescido ao valor apresentado pela agência de viagens de 70 a
100% sobre sua tarifa, taxa de porto e taxa de serviço (gorjetas).
Pode até parecer que não, mas esse é um ponto extremamente
importante em um Cruzeiro, as taxas portuárias e gorjetas.
As taxas portuárias / governamentais são auto explicativas,
dispensam comentários e nenhuma companhia tem autonomia para
alterá-las.
Quanto maior a quantidade de dias e portos de escalas, maior será a
taxa de porto apresentada.
Todo o pessoal / equipe dos Bares & Restaurantes e Camareiros,
normalmente recebem um salário básico (alguns por volta de US$ 50.00
por mês) e retiram o seu salário das gorjetas.
Normalmente são estes os dois melhores departamentos dentro de um
navio e estas serão as pessoas que mais farão parte do seu dia a dia
durante o cruzeiro. Todos os outros tripulantes a bordo recebem
salário.
As gorjetas podem ser pré-pagas. Algumas operadoras de turismo já
incluem as gorjetas no valor do seu cruzeiro. Neste caso deve-se
verificar junto a agência de viagens se as gorjetas estão incluídas.
Se este for o caso, então você não terá com o que se preocupar, pois
os navios recebem uma lista dos passageiros com gorjetas pré-pagas
antes do cruzeiro. Claro que você também terá a liberdade de dar
gorjeta a algum tripulante específico. Neste caso, entregue
pessoalmente.
Dica: A melhor gorjeta que um funcionário de navio pode receber é
ter o seu nome destacado em um cartão de comentário de passageiros.
Se você gostou de um determinado tripulante pelo seu
profissionalismo, então, escreva no Cartão de Comentários. Muitas
promoções saem devido ao Cartão de Comentários.
Gorjetas pagas a bordo. A Indústria de cruzeiro mantém uma lista
padrão de gorjetas a ser pagas a bordo de um navio para ser usada
como "indicativo", sendo: Para o gerente do restaurante - US$ 5.00
por pessoa (pelo Cruzeiro), para o maitre'd - US$ 3.50 por pessoa (pelo
Cruzeiro), garçom - US$ 3.50 por pessoa (por dia), ajudante do
garçom - US$ 1.75 por pessoa (por dia) e para o camareiro - US$ 3.50
por pessoa (por dia).
No final do seu cruzeiro você irá receber envelopes para as gorjetas
com o nome de cada pessoa (ou função) que lhe serviu ou atendeu
durante o cruzeiro. Em alguns casos as gorjetas são inclusas em sua
conta de bordo e aparecem no saldo de seu cartão de bordo.
Conclusão: Esperamos que as cidades onde os navios estarão fazendo
suas escalas possam aproveitar as oportunidades destas visitas,
assim como as companhias marítimas o fazem. Desejamos que as
empresas que atuam nas regiões dos portos de escala estejam
preparadas para receber, não somente os turistas a bordo, mas também
os inúmeros tripulantes que esperam anciosamente por estas paradas e
que deixam, na maioria das vezes, muito mais "dólares" em suas
diversas compras do que os "reais" deixados pelos passageiros.
Fazemos votos também, que um dia os futuros passageiros comprem suas
viagens de navio logo após a decisão de pesquisar sobre o assunto e
que não desistam da viagem ao receberem a notícia do valor a ser
investido com as taxas. Destacamos ainda, que estas taxas tem valor
um pouco acima do esperado em qualquer cruzeiro, em qualquer lugar
do mundo, portanto, não deixe isto acabar com aquelas que podem ser
as melhores férias de sua vida! Viaje sim de navio, afinal, a Terra
é composta por 3/4 de água e, navegar é preciso. (Fernando Pessoa).
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