www.viagensdenavio.com.br

.

Brasil, domingo, 23 de novembro de 2014
Olá amigo navegador, boa noite!

Cruise Stock
  STOCKS:   Carnival Corporation (NYSE:CCL) 24.19 -0.04%                P&O Princess Cruises plc (NYSE:POC) 26.90 -0.74%                 Royal Caribbean Cruises (NYSE:RCL) 15.45 -2.22%                 ROYAL OLYMPIC (NasdaqNM:ROCLF) 1.10 -9.09%>

.Home Ports around the WorldMiami, Capital Mundial dos Cruzeiros Marítimos - Santos, Capital Brasileira dos Cruzeiros - Barcelona, Capital Européia dos cruzeiros - Veneza, Capital dos cruzeiros para a Grécia - Copenhagen, Capital dos cruzeiros para o norte da Europa

Navegantes

13 usuário(s) online no nosso site neste momento!

.

 
 


CARGOS E EMPREGOS
EM NAVIOS DE CRUZEIRO MARÍTIMO...

Caro Leitor,

As Companhias de Cruzeiros recebem uma média de mil currículos por dia, por isso, não desista e use a internet para buscar informações e cadastrar currículos antes de gastar uma montanha de dinheiro com cursos e mais cursos. Um dos maiores segredos das Companhias de Cruzeiros são os seus endereços de e-mail, justamente para evitar uma avalanche de currículos. Todo e qualquer currículo enviado via e-mail é imediatamente descartado (excessão para os casos onde o endereço de e-mail é fornecido para esse fim). A melhor maneira para se enviar currículos ainda é via internet e em seguida pelo correio (postagem simples). Na frente do envelope você deve escrever o departamento para o qual você está pleiteando uma vaga e ainda acrescentar "Human Resources". Não existe restrição quanto a quantidade de currículos enviados por correio, na verdade vale a pena enviar o seu currículo por correio uma vez por mês (conheci uma garota que enviou 1 envelope por dia por seis meses, foi chamada pela perseverança).

Antes de enviar/cadastrar seu currículo, aconselhamos ao leitor ler as nossas páginas sobre a estrutura de um navio de cruzeiro e visitar a seção Crew bar para se corresponder com pessoas que já trabalham em navios de cruzeiro, com isso, o leitor terá maiores condições de escolher a área mais adequada as suas qualificações (A página da Norwegian Cruise Line e da Disney Cruises oferecem uma vasta informação sobre cargos e o sistema de trabalho por cargo em navios de cruzeiro)

As companhias de cruzeiro não exigem nenhum tipo de curso como requisito para a contratação. Exigem o idioma fluente do inglês para qualquer área e cargo e mais um ou dois idiomas (dependendo do cargo). Algumas excessões existem não oficialmente no caso de músicos e entretenimento. Se você fala inglês, então somente falta o espanhol pois o português você já fala). O requisito principal alêm do idioma inglês é a experiência em terra na função para a qual você está pleiteando uma vaga (exemplo; cozinheiro, padeiro, garçom, bar, músico, hotelaria, turismo, recreação, técnico de som, luz, DJ, etc). Para músicos, dançarinos, mágicos, cantores, malabaristas, etc. existem agências que se dedicam única e exclusivamente para a contratação de entretenimento. Para a temporada Brasileira vale a pena enviar CD/vídeo e/ou currículo para as operadoras de turismo que representam as companhias marítimas (essa informação é de fácil acesso atravês da seção de turismo de qualquer jornal Brasileiro). 

Para trabalhos na área marítima (chamados deck & engine department ) como eletricista, navegador, marinheiro, oficial, comandante, mecânico de motores marítimos, técnico refrigeração, oficial de segurança, etc, vale a pena contactar as companhias diretamente.

Cuidado com sites na internet que cobram para enviar livros, cadastras currículos e/ou enviar informações. Normalmente os sites das próprias companhias de cruzeiro informam o endereço eletrônico de seus agentes oficiais no mundo (esses agentes são conhecidos e chamados de "hiring partners"). Muitos sites na internet se dizem agentes oficiais e não o são, visando única e exclusivamente a venda de livros. Certifique-se que o site informa endereço físico, número de telefone e nomes, para que você possa entrar em contacto antes de enviar qualquer valor.

Infelizmente 80% dos novos contratados em qualquer companhia de cruzeiro foi por indicação de alguêm que trabalha na companhia. Não existe uma fórmula mágica ou fácil de se conseguir uma vaga. Se você não conhece ninguêm que trabalhe na área, então é preciso muita determinação e um pouco de sorte (no caso das temporadas Brasileiras é um pouco mais fácil). O caminho correto é enviar currículos via correio diretamente para as empresas de cruzeiro e/ou através dos sites das mesmas. Esse é o caminho mais barato e sem o risco de exploração financeira por pessoas (principalmente na internet).

A maioria das agências autorizadas por companhias de cruzeiro nos Estados Unidos e Europa para a contratação de mão de obra para temporadas no Brasil estão localizadas na cidade de São Paulo, Santos e Curitiba (sentimos muito, mas infelizmente não temos autorização de nenhuma delas para divulgar endereços, nomes e telefones). Aconselho a se dirigir a um porto durante a temporada de navios no Brasil (Outubro a Março) e tentar conversar/conhecer alguma tripulante que talvez possa ajudar. Vale lembrar que os classificados dos jornais de São Paulo costumam trazer anúncios dessas agências durante os meses de Junho a Setembro. Os navios que fazem as temporadas Brasileiras são um pouco mais brandos em relação ao idioma inglês. Algumas agências de contratação no Brasil chegam a exiger uma prova de inglês no processo de contratação.

Caso você não tenha formação técnica ou específica, solicite uma vaga para a recepção (purser), pois é um ótimo "entry level position" para se começar a trabalhar em um navio. Se pretende solicitar uma vaga "para qualquer coisa", então não perca o seu tempo e nem o seu dinheiro com um selo. As companhias e agentes não contratam ninguêm que não seja para áreas específicas. Caso você deseja solicitar uma vaga para o departamento de excursões (um dos mais solicitados), é necessário ter experiência profissional com turismo receptivo e/ou ser indicado por alguêm que trabalhe na área e assim sucessivamente para todas as áreas. Se você não tem nenhuma qualificação específica então leia todo o nosso site, visite as páginas das companhias de cruzeiro e entenda as vagas para que então você possa escolher aquela que mais se encaixe no seu perfil. Nunca escreva em seu currículo ou e-mail "disponível para qualquer vaga", garanto que o seu currículo será o primeiro a ser descartado.

Alguns cargos abordo são terceirizados na maioria das companhias de cruzeiro, como por exemplo, cassino, salão de beleza, lojas, leiloeiros e SPA. Um cargo pouco conhecido é o de Port Lecturer para os navios no Caribe "Guia de Compras".

É preciso muita determinação, força de vontade e principalmente paciência. Vale a pena lembrar que nenhuma companhia de cruzeiro contrata ninguêm para cargos de gerência no primeiro contrato, por melhor que seja o seu currículo ou mesmo que você fale fluentemente 10 idiomas (sim, as pessoas que falam mais idiomas são as preferidas), toda e qualquer primeira contratação será sempre com o chamado "entry level" ou nível de entrada, o que significa ajudante, assistente, etc. e você terá que ter as promoções por mérito e tempo de trabalho.

A boa notícia resolvi deixar por último.... As vagas existem e as companhias de cruzeiro precisam sempre de mão de obra nova, pois de cada cinco pessoas contratadas no mundo, uma não termina o contrato, uma não retorna para um segundo contrato e uma irá realizar no máximo 3 contratos de 6 ou 9 meses (dependendo da função), ou seja, a rotatividade e necessidade de mão de obra nova é enorme.

A vida abordo é dura por vários motivos (viver confinado em grupo por um longo período é somente um dos exemplos), porêm extremamente digna e divertida "muito mais do que milhões de empregos em terra", com excelente recompensação financeira, sem custo de moradia, alimentação e saúde. Para quem gosta de aventuras, tem atitudes de um profissional (a atitude de estar disposta a aprender é muito mais importante do que a experiência profissional da sua área) quer ver um exemplo: Em uma entrevista nunca pergunte qual o itinerário o navio vai fazer. Você é um profissional, não importa para onde o navio vai. Se você sabe viver em grupo, aceita respeitar uma estrutura de comando, cumprir ordens, está disposta a ganhar bem, ver o mundo, aprender e trabalhar com pessoas do mundo inteiro "literalmente", então vá a luta, porque as vagas existem 365 dias por ano. E acredite.... os navios somente navegam em lugares maravilhosos do mundo.

Investigue muito antes de confiar em sites de contratação, informar o número do seu cartão de crédito e gastar uma montanha de dinheiro comprando informações que com paciência você irá conseguir na internet de graça - use e abuse do google no Brasil e no mundo, usando palavras chaves, como: cruise Ship Job, adventure jobs, jobs at sea, navios, empregos em navios, cruise ship hiring parners, etc... Na nossa página e nas páginas oficias das companhias você irá encontrar muita informação útil (e de graça!), basta ter paciência.

Espero que consiga alcançar seu objetivo com as informações que divido com você, baseadas exclusivamente em minha experiência pessoal.

Boa sorte !


 

Crystal Cruises adventure channel




Faça hoje mesmo sua reserva!
Saiba como comprar seu Cruzeiro Marítimo

Página anterior | Página inicial

Viagens de Navio Publicidade e Consultoria Ltda
Marco A. Cardoso - Propaganda & Editorial (Publisher)
Desde 1998 (since 1998)

 Viagens de Navio não trabalha com contratação de mão de obra, bandas e artistas. Favor visitar a nossa página
 dicas como se conseguir uma vaga nas empresas de cruzeiros

Over 500.000 visits per month (Acima de 500.000 visitas/acessos mensais)
(We welcome to ad with us all travel agencies, tour operators, cruise companies and service providers to the cruise industry) -  São bem-vindos em anunciar conosco; agências de viagens, operadores, companhias de cruzeiro, operadoras de turismo receptivo e prestadores de serviços para navios de cruzeiro.

General e-mail: viagensdenavio@viagensdenavio.com.br
Política de Informação (Disclosure of information policy) | Quem somos? (About us)

copyright © viagensdenavio
Todos os direitos reservados. É proibida a Reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Viagens de Navio.