www.viagensdenavio.com.br

Brasil, quinta-feira, 25 de abril de 2024
Olá amigo navegador, bom dia!

. 2 visitante(s) online no nosso site neste momento

Update: 25/4/2024

 

 

 


Concais implanta sistema de segurança para visitante de navio
 

Revolução Comunicação e Marketing
Assessoria de imprensa do Concais
10.11.07

O sistema tem como objetivo ampliar a segurança e agilizar o controle de ingresso de pessoas a bordo. Os visitantes de navio são agora registrados por meio de um sistema de código de barras no Terminal Marítimo de Passageiros do Concais, no Porto de Santos. Os familiares de tripulantes e profissionais envolvidos no trade de cruzeiros que forem a bordo recebem um crachá com código de barras que é escaneado por um leitor óptico.

O objetivo é aumentar ainda mais a segurança, tanto do complexo turístico, quanto dos transatlânticos. A nova sistemática, implementada pelo Concais nesta temporada, oferecerá mais segurança nas normas e procedimentos da Polícia Federal e Alfândega/Receita Federal. A Codesp – Companhia Docas do Estado de São Paulo, como Autoridade Portuária, também acompanha a implantação do controle.

Elias Carneiro Júnior, que comanda as atividades da Alfândega no Terminal do Concais, adianta que, para a temporada de 2008/2009, a meta é estender a tecnologia do código de barras aos prestadores de serviços que atuam no complexo turístico. “O sistema também atende as diretrizes do Plano Nacional de Segurança Aduaneira”.

O delegado Cássio Guimarães Navarro, coordenador do posto permanente da PF - Polícia Federal no Concais, comenta que a iniciativa resultará em mais agilidade para o trade de cruzeiros. “Um grande benefício do sistema é saber, em tempo real, quantas e quais pessoas estão a bordo do transatlântico. Além disso, é mais um protocolo no sentido de aumentar a segurança do navio”.

O diretor do Concais, Flávio Brancato, afirma também que o procedimento vai agilizar o controle de visitantes de navio. “Além disso, o sistema implementado agrega muito no que diz respeito à segurança, oferecendo maior rigor no controle das pessoas que entram e saem de bordo, com informações em tempo real”.

Com este investimento, o Concais, que já era considerado o mais moderno terminal marítimo de passageiros da América Latina, com certeza, é o mais seguro do Brasil.

O SISTEMA
O armador - representado pela agência marítima – encaminha para a Polícia Federal e para a Alfândega a lista dos visitantes de navio. Após devidamente aprovados os nomes pelos dois órgãos federais, a relação é enviada para o Concais.

No Terminal do Concais, há balcões com computador e leitor óptico para leitura do código de barras do crachá de cada visitante de navio. São registrados dados como a hora de entrada, nome, RG – Registro Geral (carteira de identidade) e telefone. Durante a operação, uma câmera também tira fotografia da pessoa. Após os procedimentos, o interessado é liberado para entrar a bordo.

Antes do sistema de leitura óptica do código de barras, o controle era exercido manualmente, por intermédio de listas com o nome dos visitantes. Embora manual, o registro era rigoroso, atendendo os procedimentos recomendados pelas normas de segurança.

O terminal obedece rigorosamente a todas as normas do ISPS Code – Código Internacional Para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias, estabelecido e assinado por 166 nações integrantes da Organização Marítima Internacional (IMO), entre elas o Brasil, tendo a Declaração de Cumprimento expedida pela Conportos – Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis.

 


Faça hoje mesmo sua reserva!
Saiba como comprar seu Cruzeiro Marítimo

Página anterior | Página inicial

copyright © viagensdenavio
Todos os direitos reservados. É proibida a Reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Viagens de Navio